DE LEIGOS PARA LEIGOS – Juízes

Olá viajantes! Tudo bem com vocês?

Hoje tem mais pergunta de sexta-feira, vocês gostaram desse negócio de perguntar não é mesmo?? E nossa, como vocês são curiosos sobre coisas de carnaval
Lembrando, podem mandar quantas perguntas quiserem para  pflele1@gmail.com iremos responder todas o mais rápido possível.

Então vamos a pergunta:
“ O que cada juiz avalia? ”

Bom, abancada dos juízes é dividida entre os seguintes quesitos: fantasia, enredo, alegoria e adereço, mestre-sala e porta-bandeira, samba de enredo, harmonia, conjunto e evolução

Fantasia- Precisa ter um padrão nos detalhes e bom acabamento, exemplo, a escola perde ponto caso um passista destoe do resto. As fantasias também precisam ser criativas e ao mesmo tempo estar dentro da história do enredo.

Enredo- Normalmente é escolhido no início do ano. É a história contada na avenida, dele que são inspirados sambas- de enredo, fantasias e alegorias. No desfile é necessária uma ordem para que torne a história compreensível, com início, meio e fim ou a escola perde ponto.

Alegoria e adereço- São os carros alegóricos e as fantasias (alas) que mostram o enredo. O número mínimo e o máximo de cada um são definidos por cidade. Até os anos 1980, eram usadas alegorias de mão (adereço carregados pelos componentes), mas elas dificultavam a movimentação e foram aposentadas.

Mestre sala e porta-bandeira -  É avaliada a capacidade da Porta-Bandeira de proteger o pavilhão da escola (bandeira). Se a bandeira ficar, a qualquer momento, enrolada no mastro, a dupla perde ponto. Também são perdidos pontos caso os dois fiquem de costas um para o outro ao mesmo tempo, e se o estandarte encosta no mestre sala ou no rosto da porta-bandeira.

Samba-enredo – Os jurados avaliam se a letra do samba mostra bem o enredo, se a letra é marcante e se tem uma boa melodia; também não podem ter erros de concordância e/ou vícios de linguagem.

Harmonia – é avaliada a sincronia entre o que o interprete do samba (cantor/ puxador do samba) e o reto dos componentes da escola cantam. É preciso que todos cantem a letra em uma só voz, mesmo caso aja problemas com o carro de som. A escola perde pontos se são cantadas partes diferentes da música ao mesmo tempo por partes diferentes da escola (atravessar a música) ou se o ritmo da bateria não é respeitado.

Conjunto- É avaliada a interação entre todos os elementos do desfile, como alas, bateria, samba-enredo e bateria.

Evolução- São avaliadas velocidade e maneira como a escola de samba desenvolve seu desfile. Os componentes têm que dançar animados (não necessariamente sambar, mas é preciso se mexer) e andar junto: olhando o desfile de cima, a escola deve parecer um bloco só sem nenhum “buraco.

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