DE LEIGOS PARA LEIGOS – Juízes
Olá viajantes! Tudo bem com vocês?
Hoje tem mais pergunta de sexta-feira, vocês gostaram desse
negócio de perguntar não é mesmo?? E nossa, como vocês são curiosos sobre
coisas de carnaval
Lembrando, podem mandar quantas perguntas quiserem para pflele1@gmail.com
iremos responder todas o mais rápido possível.
Então vamos a pergunta:
“ O que cada juiz avalia? ”
Bom, abancada dos juízes é dividida entre os seguintes
quesitos: fantasia, enredo, alegoria e adereço, mestre-sala e porta-bandeira,
samba de enredo, harmonia, conjunto e evolução
Fantasia- Precisa
ter um padrão nos detalhes e bom acabamento, exemplo, a escola perde ponto caso
um passista destoe do resto. As fantasias também precisam ser criativas e ao
mesmo tempo estar dentro da história do enredo.
Enredo- Normalmente
é escolhido no início do ano. É a história contada na avenida, dele que são
inspirados sambas- de enredo, fantasias e alegorias. No desfile é necessária
uma ordem para que torne a história compreensível, com início, meio e fim ou a
escola perde ponto.
Alegoria e adereço-
São os carros alegóricos e as fantasias (alas) que mostram o enredo. O número mínimo
e o máximo de cada um são definidos por cidade. Até os anos 1980, eram usadas
alegorias de mão (adereço carregados pelos componentes), mas elas dificultavam
a movimentação e foram aposentadas.
Mestre sala e
porta-bandeira - É avaliada a
capacidade da Porta-Bandeira de proteger o pavilhão da escola (bandeira). Se a
bandeira ficar, a qualquer momento, enrolada no mastro, a dupla perde ponto. Também
são perdidos pontos caso os dois fiquem de costas um para o outro ao mesmo
tempo, e se o estandarte encosta no mestre sala ou no rosto da porta-bandeira.
Samba-enredo – Os
jurados avaliam se a letra do samba mostra bem o enredo, se a letra é marcante
e se tem uma boa melodia; também não podem ter erros de concordância e/ou vícios
de linguagem.
Harmonia – é avaliada
a sincronia entre o que o interprete do samba (cantor/ puxador do samba) e o
reto dos componentes da escola cantam. É preciso que todos cantem a letra em
uma só voz, mesmo caso aja problemas com o carro de som. A escola perde pontos
se são cantadas partes diferentes da música ao mesmo tempo por partes
diferentes da escola (atravessar a música) ou se o ritmo da bateria não é respeitado.
Conjunto- É
avaliada a interação entre todos os elementos do desfile, como alas, bateria,
samba-enredo e bateria.
Evolução- São
avaliadas velocidade e maneira como a escola de samba desenvolve seu desfile. Os
componentes têm que dançar animados (não necessariamente sambar, mas é preciso
se mexer) e andar junto: olhando o desfile de cima, a escola deve parecer um
bloco só sem nenhum “buraco.
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