Feira Livre
Olá viajantes! Tudo bem com vocês?
Quem aqui é dos anos 90 ou 2000 provavelmente não tem o costume de ir a feiras. Nós acostumamos a comprar tudo no mercado, ou chegando em nossas casas, mas nossos pais e avós com certeza faziam questão de ir, por motivos diferentes, mas iam.
Se você é de cidade grande então, nem deve saber, mas a feira livre era ponto de relacionamento entre moradores da região. Mas tem um porque, vamos falar um pouquinho de historia... a palavra "feira" tem significado no latim de "dia santo" ou "feriado" e a palavra "freguês", muito usada para os clientes das feiras, significava "filhos da igreja". E o que que isso tem a ver?? Bom, antigamente as pessoas aproveitavam as festividades da igreja para trocarem produtos ou pechincharem, outros quebravam a relação comerciante-freguês, e formavam laços afetivos, se tornando amigos. Aos conhecidos de feira, isso lembra algum ambiente?? Exatamente, a feira. Esse é um dos motivos que faz seus avós ou pais serem tão fies a feira toda semana.
Um dos maiores atrativos é que dizem que os alimentos são mais frescos e dependendo do feirante você até pode experimentar a fruta, o legume ou a verdura na hora para ver se está bom. E os frutos do mar são lindos.
O mais legal é que normalmente as barraquinhas são passadas de pai para filho, então vira algo de família, herdado.
As feiras acontecem uma vez por semana, mas como existem varias vocês podem encontra-la todos os dias da semana só que em ruas diferentes.
E tem para todos os gostos, com frutas melhores, com outras variedades, ou com verduras e legumes, assim como tem com biscoitos ou não, utensílios de casa ou não, iiih tem feira para o que você desejar.
Como um atrativo histórico, social e até turístico, é bem interessante. Tem grande influência econômica. E quem não ama o famoso pastel com caldo de cana da feira??Hummmm uma delícia.
Comentários
Postar um comentário